terça-feira, 8 de maio de 2007

BEETHOVEN, Ludwig van – Concerto para violino e orquestra, Op. 61

No concerto tríplice, Beethoven mostrou mais carinho pelo violoncelo solo, mas reparou esta lacuna com esta obra. Sua primeira exibição ocorreu com o violinista Franz Clement a 23 de dezembro de 1806.
Primeiro movimento: Allegro ma non troppo. Apresenta-se na forma de sonata bitemática, ou seja, dois temas que se alternam durante todo o movimento, na tonalidade de Re maior. São temas simples e extremamente melódicos.
O concerto inicia-se com uma célula rítmica formada por cinco semínimas tocadas pelo tímpano, motivo este (o motivo desenvolvido no concerto é constituído por quatro das cinco semínimas iniciais) que será ouvido por todo o primeiro movimento tocado por toda a orquestra, aparecendo como ponte, como um elemento de conexão entre os temas e as intervenções do violino solo. Logo após a primeira exposição deste motivo ouve-se uma melodia nas madeiras (oboé, clarinete e fagote), que dá uma falsa idéia de primeiro tema, mas na realidade funciona como uma pequena introdução, uma preparação para a exposição temática.
O primeiro tema será ouvido somente 18 compassos do início do concerto apresentado pelos clarinetes e fagotes. Depois de um pequeno desenvolvimento, surge o segundo tema também nos instrumentos de madeira (oboé, clarinete e fagote) sendo logo retomado pelos violinos.
O violino solo tem sua primeira intervenção no compasso 89, depois da exposição dos dois temas e respectivos desenvolvimentos. A orquestra prepara a magistral intervenção do violino solo com um crescendo que atingirá seu clímax no tutti orquestral. Neste ponto o violino solo apresenta-se com uma longa cadência acompanhada pela orquestra, conduzindo à aparição dos temas e motivos já expostos anteriormente. Os temas no instrumentos solista serão intercalados por passagens de grande virtuosismo, mantendo assim um relacionamento íntimo entre as explicações do solista e os comentários realizados pela orquestra.
Segundo movimento: Larghetto. Na tonalidade de Sol maior, com um caráter de Romanza é estruturado sobre um único tema, completado por seis variações, das quais o solista traça arabescos intercortados por pausas. As cordas em pianíssimo anunciam o tema que dialogará com as trompas, clarinetes e fagotes, sempre intercalados pelas passagens descritivas do violino solo.Terceiro movimento: Rondo - Allegro. É constituído por duas estrofes e o estribilho que é logo apresentado pelo violino solo. As estrofes estão intercaladas com os tutti do estribilho. Ao final de uma curta cadência, a Coda apresenta o tema original do refrão, concluindo o movimento com dois acordes em fortíssimo.

Nenhum comentário: