quarta-feira, 20 de junho de 2007

MOZART, W. A. - Concerto para oboé e orquestra em Do maior, KV 314 (285d)

Mozart escreveu este concerto inicialmente para oboé e mais tarde transcreveu este mesmo concerto para a tonalidade de Re maior, destinada á flauta.
Foi composto durante o verão de 1777 para Giuseppe Ferlandis, oboista da capela de Salzburgo.
O primeiro movimento em compasso quaternário inicia com uma introdução orquestral introduzindo o oboé solo com uma escala que conclui com uma nota longa sustentada. Esse tipo de escrita era muito peculiar para os castrati com o objetivo de valorizar o fôlego e o virtuosismo do cantor. O acompanhamento do oboé solo é basicamente feito com a orquestra de cordas.
O segundo movimento, em compasso ternário é contrastante com o primeiro mostrado pela ternura da linha melódica. O movimento inicia-se com uma pequena introdução orquestral introduzindo o oboé solo que logo apresenta o motivo orquestral de forma modificada.
O terceiro movimento em compasso binário na forma de Rondo. O tema principal deste movimento serviu de motivo para a ária da ópera do “Rapto do Serralho” – Welche Wonne, welche Lust.Após a primeira apresentação da flauta solo a orquestra introduz o segundo tema com imitações.

Nenhum comentário: