sexta-feira, 3 de agosto de 2007

ROSSINI, Gioacchino - STABAT MATER

Stabat Mater é um hino católico romano do XVI século, atribuído a Jacopone da Todi (1236-1306), uma meditação sobre o sofrimento de Maria, mãe de Jesus, durante sua crucifixão. O título é tirado da primeira linha do texto, Stabat Mater dolorosa (Estava a mãe dolorosa).
Existem dois tipos de Stabat Mater, o Dolorosa e o Speciosa, sendo usado liturgicamente o primeiro. O Speciosa comemora Maria junto à manjedoura; o Dolorosa retrata o sofrimento de Maria na cruz. O Speciosa contem 13 stanza (duplas) de 6 linhas; o dolorosa, 10. O Dolorosa é o mais utilizado entre as composições sacras.
O Stabat Mater talvez seja o mais poderoso poema e o mais imediato do latim medieval. Diversos compositores musicaram este texto, entre eles Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), Gioacchino Rossini (1792-1868), Antonín Dvorák (1841-1904), Krzysztof Penderecki (1933) e Karol Szymanowski (1882-1937). Foi uma das últimas composições de Giuseppe Verdi (1813-1901), seu Quattro Pezzi Sacri (1898).
Dizem e parece ser verdade, que Rossini, após ouvir o Stabat Mater de Pergolesi em Nápolis, comentou que jameis ousaria escrever uma obra similar, por medo de comparação.
Rossini escreveu inicialmente três partes a pedido de don Francisco Fernandez Varela que estrearam em Madri em 1832: Stabat Mater para côro e solistas, Eja Mater fons amoris para coro a cappella e por último o quarteto Quando corpus morietur, embora ele tivesse a intenção de escrever a obra em dez partes. A obra completa estreou na íntegra somente a 7 de janeiro de 1842 em Paris.É considerada a principal obra de Rossini. É sua 36 sexta obra, depois dela ficando mais ou menos 40 anos sem nada escrever de importância. Rossini não queria ter escrito essa obra, mas por insistência do cardeal, Rossini aceitou, desde que a obra fosse executada apenas de forma privada. Inicialmente ele tinha projetado 12 movimentos, mas escreveu apenas 10. Quando Rossini escreveu os 3 movimentos acima mencionados, havia um acordo com um amigo seu, Giovanni Tadolini, que este escreveria os demais movimentos, a colaboração foi mantida. Após a morte de Don Varela em 1837, um editor parisiense, ofereceu uma boa quantia para que a obra fosse publicada. Giovanni Tadolini como co-compositor aceitou sem vacilar a oferta, deixando Rossini furioso pela quebra do acordo inicial. Após este fato, Rossini ficou com medo que seu segredo de co-composição fosse revelado, assim ele resolveu reescrever os movimentos, ficando num total de 10. Sua obra tornou-se um grande sucesso. Ele mesmo escreveu que sua música devera ser cantada e tocada com muita qualidade porque “Stabat Mater está cheio da música gloriosa.”

STABAT MATER
Stabat mater dolorosa
iuxta Crucem lacrimosa,
dum pendebat Filius.
Cuius animam gementem,
contristatam et dolentem
pertransivit gladius.
O quam tristis et afflicta
fuit illa benedicta,
mater Unigeniti!
Quae maerebat et dolebat,
pia Mater, dum videbat
nati poenas inclyti.

Quis est homo qui non fleret,
matrem Christi si videret
in tanto supplicio?
Quis non posset contristari
Christi Matrem contemplari
dolentem cum Filio?

Pro peccatis suae gentis
vidit Iesum in tormentis,
et flagellis subditum.
Vidit suum dulcem Natum
moriendo desolatum,
dum emisit spiritum.

Eia, Mater, fons amoris
me sentire vim doloris
ac, ut tecum lugeam.
Fac, ut ardeat cor meum
in amando Christum Deum
ut sibi complaceam.
Sancta Mater, istud agas,
crucifixi fige plagas
cordi meo valide.
Tui Nati vulnerati,
tam dignati pro me pati,
poenas mecum divide.

Fac me tecum pie flere,
crucifixo condolere,
donec ego vixero.
Iuxta Crucem tecum stare,
et me tibi sociare
in planctu desidero.

Virgo virginum praeclara,
mihi iam non sis amara,
fac me tecum plangere.
Fac, ut portem Christi mortem,
passionis fac consortem,
et plagas recolere.
Fac me plagis vulnerari,
fac me Cruce inebriari,
et cruore Filii.
Flammis ne urar succensus,
per te, Virgo, sim defensus
in die iudicii.

Christe, cum sit hinc exire,
da per Matrem me venire
ad palmam victoriae.
Quando corpus morietur,
ac, ut animae donetur aradisi gloria. Amen

Nenhum comentário: