segunda-feira, 24 de setembro de 2007

SILVERMAN, Tracy - Concerto para violino elétrico e orquestra

Como todo adolescente da década de setenta, eu cresci ouvindo os clássicos - Led Zeppelin, Hendrix, the Beatles – assim como os outros clássicos que meus professores da Julliard esperavam que eu estudasse.
Mesmo antes de me formar pela Julliard, eu tomei um atalho e estava tocando em Jazz Clubs, quando comecei a desenvolver um violino elétrico de seis cordas que é para o violino acústico, o que o cantor de blues e rock é para o cantor de ópera.
Mais que tudo, eu aprendi a tocar e improvisar no rock, pop, jazz, popular e outros estilos profanos deste ambiente.

Neste concerto, meu objetivo foi, assim como Gershwin na Rhapsody in Blue, criar uma obra de vulto que se espelhasse nas obras clássicas de repertório, mas numa linguagem contemporânea.
O concerto tem a forma clássica: 3 movimentos – rápido, lento, rápido
O primeiro movimento, como no modelo clássico, é o mais substancial, com um grande desenvolvimento e uma cadência como parte central. Tem duas idéias musicais contrastantes, uma rápida, de motivo agressivamente rítmico e a outra mais espiritual, lenta, de melodia lírica.
O Segundo movimento é uma pequena e apaziguadora melodia na forma de passacaglia: tema e variações, com a adição de uma ponte a la Frank Zappa. Ele apresenta também um solo de cello da orquestra.
O terceiro movimento é uma espécie de dança leve em 11/8 com uma contrastante seção central de influência africana.
Tracy Silverman, Nashville, março de 2002.

Nenhum comentário: